segunda-feira, 8 de julho de 2013

Kintarō


Ou “Menino de Ouro”, para nós brasileiros, é um dos personagens mais significativos do folclore japonês, que tem em sua figura (lendária ou real – não se sabe ao certo) prodigiosa força, bravura e bondade.

Diz a lenda que seu pai era um Samurai, que foi preso e assassinado pelo inimigo quando Kintarō ainda era um bebê. (Putz, ta certo que não sou um samurai, mas espero que não aconteça isso comigo).

Sua mãe teve que fugir com ele para as montanhas de Ashigara, onde passaram a viver numa caverna, para não serem capturados pelos inimigos.

Kintarō foi crescendo forte e sadio, graças aos cuidados da mãe, que também se preocupou em dar-lhe uma boa educação para que ele pudesse, um dia, tornar-se um Samurai, cresceu forte e sadio nas florestas do Japão e por isso, teve um convívio intenso com a natureza, alimentando-se de frutos e raizes nela disponíveis. Treinava sumô com ursos, ajudava lenhadores a derrubar árvores, com sua força e sua machadinha, e atravessava rios com as carpas.
 
Em um de seus atos de força e bondade, um dia Kintarō estava derrubando uma árvore com as mãos, para formar uma ponte sobre uma cachoeira e dar passagem para os animais, quando vassalos, do então senhor feudal Minamoto no Yoritomo, passavam por lá.


Estes vassalos ficaram tão impressionados com a força e a vivacidade do menino , que resolveram levá-lo ao encontro do Minamoto, lá Kintarō foi acolhido e transformado num grande Samurai conhecido como Mosakata no Kintoki, que existiu de verdade e foi muito importante na história do Japão , na época. 

Kintarō é representado em arte por um garoto simpático, nu e vermelho de compleição,  com seu machado (que também representa a lealdade e a justiça de Xangô) e abraçado a uma carpa gigante.

A lenda infantil de Kintarō celebra o dia do menino, a cada dia 5 de maio (era a data prevista para o seu nascimento, filho), é costume japonês presentear as crianças com seu boneco, para que cresçam fortes, corajosas e leais como ele.
 
Não recebi um Kintaro de presente, aliás, recebi sim, mais um presente de DEUS, você.
 
E assim como fiz com sua irmã, registro isto na minha pele para que eu carregue para sempre uma figura que represente o que quero e me esforçarei para ensiná-lo o que seja na vida.

Taí, o que achou?

Ah, e este Katakana, já deve ser fácil de imaginar né?
É o seu nome, escrito obviamente, em japonês,

= Firippu.


A tradução, foi uma colaboração de meu grande amigo Rodrigo Machado e de duas amigas em comum, Simone Takahashi e Ângela Miki Banzai.


Minha homenagem para você, meu Kintarō.

 



Um comentário:

Feliz...

Seis anos, cara! Chegou o dia que você tanto esperou, a ansiedade de chegar o dia do seu aniversário, de ficar mais velho, do seu dia! S...